ATMP é parceira de campanha contra a violência doméstica

Imagem

Por meio de Termo  de Cooperação Técnica firmado entre a Associação Tocantinense do Ministério Público (ATMP), o Ministério Público do Tocantins (MPTO) e a empresa do ramo de alimentos La Paglia Italiana Doceria, foi iniciada uma campanha, sem fins lucrativos, com a finalidade de divulgar um dos canais de denúncia de violência contra a  mulher. A campanha terá duração de seis meses e visa difundir o Ligue 180, por meio de produtos da doceria, comercializados em todo o Estado do Tocantins.

Pelo acordo de cooperação, competirá à ATMP difundir a parceria e custear a confecção de 20.000 adesivos que serão colados nos produtos fabricados pela La Paglia Italiana, os quais conterão  impressas as logomarcas do Ligue 180, do Ministério Público do Tocantins e da Associação Tocantinense do Ministério Público.

O presidente da ATMP acredita que o aumento da violência contra as mulheres exige a implementação de ações, por parte das autoridades e da iniciativa privada, para combatê-la. “Compreendemos que muitas pessoas em todo o mundo já sabem como denunciar, mas infelizmente, a informação ainda não chega pra muita gente. Entendemos que reforçar a divulgação de um meio que atenda às vítimas é um jeito de incentivá-las a denunciar”, frisou Luciano Casaroti.

O Ministério Público do Tocantins, por meio do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Cesaf), fará o lançamento da campanha e providenciará a confecção de banners aserem afixados nos pontos de vendas dos produtos La Paglia Italiana.

A campanha é fruto de iniciativa da coordenadora do Núcleo Maria da Penha, do Ministério Público do Estado do Tocantins, Jacqueline Orofino da Silva Zago de Oliveira. Ela destaca ter escolhido a empresa La Paglia Italiana em razão de seus produtos serem comercializados em todo o Estado, de modo a ser possível alcançar grande número de pessoas. Segundo Jacqueline Orofino, “A parceria visa conferir publicidade a um dos canais de denúncia e, dessa forma, contribuir com o combate à violência doméstica contra a mulher.”

Ligue 180

O 180 é o número da Central de Atendimento à Mulher que escuta e acolhe as mulheres em situação de violência. Encaminha as denúncias de violência contra mulher aos órgãos competentes e as orienta sobre seus direitos, além de informar quais os locais mais próximos e apropriados para atendimento. A ligação é gratuita e o atendimento funciona 24 horas por dia.