20/08/2022 13:27:43

Associados e convidados participam da inauguração da sede administrativa da ATMP

Imagem

Um dia que marcará a história da Associação Tocantinense do Ministério Público (ATMP). Depois de muitos anos de espera, a sede administrativa da entidade foi inaugurada neste 19 de agosto de 2022, momento que contou com a presença de associados, autoridades locais e nacionais e familiares.

O novo prédio está localizado no centro da cidade de Palmas, na Av. Teotônio Segurado, ao lado da Justiça Federal. A edificação conta com 523 m² de área construída, dispõe de uma ampla recepção, secretaria, copa, sala de reuniões, sala da presidência, salão para eventos, auditório e estacionamento próprio.

A placa de inauguração foi descerrada pelo Procurador-Geral de Justiça, Luciano Cesar Casaroti, pelo vice-presidente da CONAMP, Tarcísio José Sousa Bonfim e pelo presidente da ATMP, Pedro Evandro de Vicente Rufato. Na oportunidade também houve a inauguração da galeria dos ex-presidentes da ATMP, que ficará exposta no hall da recepção do prédio.

Essa conquista é de todos os associados que nunca pouparam esforços para que a ATMP pudesse ter sua sede própria. E esse foi o sentimento dos discursos durante o evento.

O Corregedor-Geral do Ministério Público do Estado do Tocantins, Marco Antonio Alves Bezerra, relembrou em seu discurso momentos que ficaram marcados nesta trajetória de 33 anos da associação. “Depois de sua criação em 1989, em 1990 os membros do primeiro concurso do Ministério Público tomaram posse e o Dr. João Rodrigues, que foi o primeiro presidente da ATMP, com um espírito democrático, renunciou à presidência para que uma nova eleição fosse realizada e para que os 12 fundadores, juntamente com os novos 20 colegas, pudessem eleger o novo comandante da associação. Nestes anos todos passamos por momentos difíceis e conseguimos construir a sede campestre e hoje a sede administrativa. Parabéns a todos”, afirmou o Corregedor-Geral.

 

O Procurador-Geral de Justiça, Luciano Cesar Casaroti, que já foi presidente da ATMP por três mandatos, discursou sobre a importância das associações de classe para os pleitos da categoria. “Muitas vezes, alguns projetos de lei querem tolher algumas de nossas atribuições. Tivemos alguns exemplos e se não fosse a CONAMP, a ATMP e as diversas associações do MP, com certeza hoje nós íamos ter um Ministério Público mais fragilizado. Por isso, sempre contamos com o apoio de todos, e nessa obra não foi diferente. Ela representa muito para todos nós. Parabéns aos membros por mais esta conquista”, ressaltou Casaroti.

 

Também em seu discurso, o vice-presidente da CONAMP, Tarcísio José Sousa Bonfim, destacou a participação da ATMP junto à CONAMP. “Neste revolver de emoções por esta inauguração, eu gostaria de reforçar que a CONAMP nasceu da necessidade de nós estabelecermos em todo o Brasil uma consciência nacional de Ministério Público. Gostaria também de ressaltar o trabalho da ATMP junto ao Conselho Deliberativo da CONAMP, que participa de todas as discussões com ideias, propostas e estudos muito importantes para todos nós”, disse Bonfim.

O presidente da ATMP, Pedro Evandro de Vicente Rufato, finalizou os discursos enfatizando o desafio de dar continuidade a esta obra. “Nós, da diretoria da ATMP, decidimos destinar todas as economias mensais para as despesas com a obra. Tenho ciência que privamos nossos associados de muitos momentos de confraternizações. Entre a razão e a emoção optamos por seguir firme no propósito de finalizar a edificação. Acredito que fizemos a escolha administrativa correta. Hoje temos a nossa sede própria, a qual, ainda que de forma simbólica, representa a completa autonomia e independência da ATMP, valores este que sempre pautaram a atuação de nossa entidade ao longo da história”, finalizou o presidente da ATMP.

Participaram também da solenidade de inauguração o Procurador da República, Álvaro Lotufo Manzano; Subdefensor Público-Geral do Estado do Tocantins, Pedro Alexandre Conceição Aires Gonçalves, representando a Defensora Pública-Geral, Estelamaris Postal; Gilberto Câmara França Júnior, Presidente da Associação Maranhense do Ministério Público; Murilo Francisco Centeno, Subprocurador do Patrimônio Imobiliário, representando o Procurador-Geral do Estado, Kledson de Moura Lima e o Governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa; Edssandra Barbosa da Silva Lourenço, Diretora da Associação dos Magistrados do Estado do Tocantins; Guilherme Vilela Ivo Dias, Presidente da Associação das Defensoras e Defensores Públicos do Estado do Tocantins; Bruno Baqueiro Reis, Presidente da Associação dos Procuradores Municipais de Palmas; Bruno Sousa Azevedo, Presidente do Sindicado dos Delegados de Polícia do Estado do Tocantins; Janay Garcia, Ouvidora-Geral da Ordem dos Advogados do Brasil, representando o presidente da entidade, Gedeon Pitaluga.