Vice-Presidente da ATMP, Sidney Fiori, participa de Encontro Estadual de Promotores de Justiça da Infância e Juventude em Santa Catarina

Imagem

Com o objetivo de debater temas que possam contribuir para a implementação de boas práticas de trabalho, o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) promove nessa quinta e sexta-feira,  em Florianópolis, o Encontro Estadual dos Promotores de Justiça da Infância e Juventude. O Vice-Presidente da Associação Tocantinense do Ministério Público, Sidney Fiori, que também é Coordenador do Centro de Apoio Operacional às Promotorias da Infância e Juventude (CAOP IJ) do Ministério Público do Tocantins (MPTO), participa do evento como palestrante, compartilhado a experiência sobre o Fundo da Infância e Adolescência -FIA, desenvolvido em Araguaína. A palestra de Fiori acontece nesta sexta-feira, 17, as 14h.

Através de doações em dinheiro para o Fundo da Infância e Adolescência – FIA, o valor pode ser deduzido do Imposto de Renda do cidadão ou da empresa. Todo o recurso arrecadado é investido em projetos sociais selecionados e a prestação de contas é pública. Ação é uma iniciativa conjunta das Promotorias da Infância e Juventude e da Saúde de Araguaína, que visa propiciar o fortalecimento da política de atenção a crianças e adolescentes na cidade, como por exemplo, a necessidade de instalação de uma UTI pediátrica no município.

O Fundo é coordenado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA. Os recursos do FIA estão sujeitos à fiscalização de todos os órgãos de controle administrativo e são acompanhados pelo Ministério Público.

“ O FIA é uma ferramenta excelente de captação de recursos voltados a garantir os direitos das crianças e dos adolescentes. O trabalho   desenvolvido em Araguaína vem dando resultados efetivos e por isso chamou a atenção dos membros dos Ministérios Públicos do Brasil.”, afirmou Sidney.