XXV Congresso Nacional do MP termina com palestra do presidente do STF

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, fez, na última sexta-feira, 10, a palestra de encerramento do XXV Congresso Nacional do Ministério Público.
O Congresso começou na quarta-feira, 08, em Salvador, com o tema “Ministério Público e Resolutividade na Era das Tecnologias 5.0”, e contou com a participação de membros do Ministério Público e autoridades de todo o Brasil.
No último dia do evento tiveram os painéis “Direitos humanos”, “Direito das vítimas”, “O imortal Cristiano Chaves” e “Direito das mulheres”, além da palestra magna de encerramento “Direito na era digital”, proferida pelo presidente do STF. Barroso afirmou que “ainda existe no Brasil uma corrupção estrutural, sistêmica e por vezes institucionalizada que nós precisamos enfrentar. O Ministério Público desempenha esse papel. É uma luta com avanços e recuos. A história não é linear, mas precisamos empurrar a história na direção certa, sempre com o devido processo legal, com o uso da Constituição, com moderação, mas com muita seriedade”, disse o ministro.
O XXV Congresso Nacional do MP aconteceu de 8 a 10 de novembro. O Ministério Público do Tocantins foi representado por 20 integrantes. Além do Presidente da Associação Tocantinense do Ministério Público (ATMP), Pedro Evandro de Vicente Rufato, e do Procurador-Geral de Justiça, Luciano Cesar Casaroti, também participaram do congresso os associados André Henrique Oliveira Leite, Bartira Silva Quinteiro, Beatriz Regina Lima de Mello, Celsimar Custódio Silva, Cynthia Assis de Paula, Danilo de Freitas Martins, Isabelle Rocha Valença Figueiredo, Jacqueline Orofino da Silva Zago de Oliveira, Jeniffer Medrado Ribeiro Siqueira, Kamilla Naiser Lima Filipowitz, Maria Natal de Carvalho Wanderley, Matheus Eurico Borges Carneiro, Munique Teixeira Vaz, Renata Castro Rampanelli, Thais Cairo Souza Lopes, Vera Nilva Alvares Rocha Lira e Weruska Rezende Fuso.