15/05/2024 14:04:38

ATMP marca presença na entrega do 7º Prêmio Ministério Público de Jornalismo

Imagem

Em noite de premiação, foram conhecidos os vencedores do 7º Prêmio Ministério Público de Jornalismo. A solenidade aconteceu nesta terça-feira, 14, na sede do Ministério Público do Tocantins e contou com a presença ilustre do jornalismo Ernesto Paglia como convidado especial. Ele compartilhou seus vastos conhecimentos em uma palestra intitulada “Explorando o papel da mídia na conscientização e proteção ambiental”. A Associação Tocantinense do Ministério Público (ATMP) é uma das parceiras do Prêmio desde sua primeira edição.

O presidente da ATMP, Pedro Evandro de Vicente Rufato, prestigiou a solenidade e parabenizou o MPTO pela iniciativa. “O MP tem o dever constitucional de defender a democracia e a liberdade de imprensa é um dos pilares da democracia. Além disso, o promotor de justiça é uma fonte frequente de informação para a imprensa. Então, existe uma relação muito forte do Ministério Público com a imprensa. Por isso fazemos questão de apoiar essa inciativa, como foi feito em anos anteriores, pois sabemos da importância da informação correta e responsável para a sociedade. Parabéns ao MP e a todos os jornalistas”, afirmou Rufato.

O Procurador-Geral de Justiça, Luciano Cesar Casaroti, agradeceu a parceria da imprensa ao levar o trabalho desenvolvido pelo MPTO à população. “Temos diversos parceiros e a imprensa é uma delas. A imprensa muitas vezes nos traz as denúncias que são base para que podemos investigar e também divulgam  nosso trabalho e  leva para a sociedade informações fundamentais para a democracia. Então este prêmio é um reconhecimento a esta parceria e ao trabalho da imprensa. Parabéns a todos”, finalizou Casaroti.

Também prestigiaram a solenidade de premiação a 1ª Secretária da ATMP, promotora de justiça Araína Cesárea Ferreira dos Santos D'Alessandro, e a Diretora de Relações Públicas da ATMP, promotora de justiça Isabelle Rocha Valença Figueiredo, que recebeu o Troféu de amiga da comunicação por ter sido considerada fundamental na divulgação das ações do MPTO. Isabelle é entrevistadora do programa MP em Ação, disponível no canal do MPTO no Youtube.

Vencedores

Foram contemplados 12 trabalhos, entre 43 inscritos, abrangendo as categorias Webjornalismo, Telejornalismo, Radiojornalismo e Fotojornalismo. Ao todo, a premiação somou R$ 60 mil. Confira os vencedores:

Categoria Fotojornalismo

1º Djavan Barbosa
2º Djavan Barbosa
3º Luiz Henrique Machado

Categoria Radiojornalismo

1º Marciley Alves Dias
2º Dayse Moreira Gomes Mamede
3º Marcelo Rodrigues da Silva

Categoria Telejornalismo

1º Ana Paula Rehbein
2º Marcos Gaspar
3º Ana Paula Rehbein

Categoria Webjornalismo

1º Patrício Reis Ferreira Lima
2º Débora dos Santos Gomes
3º Rafael Miranda