Luciano Casaroti é nomeado PGJ do MPTO

O governador Mauro Carlesse nomeou, na tarde desta quinta-feira, 29, o Promotor de Justiça Luciano Casaroti como Procurador-Geral de Justiça (PGJ) biênio 2021/2022. A nomeação foi publicada no Diário Oficial.
A eleição para o cargo de PGJ aconteceu no dia 16 de outubro. Com 67 votos, Casaroti foi o candidato mais votado para a formação da lista tríplice.
Associação Tocantinense do Ministério Público (ATMP) encaminhou ofício ao Governador solicitando que a escolha do novo PGJ fosse do candidato mais votado, a fim de referendar a vontade da maioria dos promotores e procuradores de Justiça.
Depois de 21 anos, esta foi a primeira vez que Promotores de Justiça voltaram a concorrer ao cargo de PGJ, após a alteração da Lei Complementar nº 51/2008, em 2019.
“Este é um momento histórico para o Ministério Público tocantinense. Vou trabalhar incansavelmente para fortalecer a atuação dos integrantes da nossa Instituição, visando a defesa dos interesses da sociedade e a primazia no atendimento ao cidadão. Agradeço ao governador do Estado pelo ato democrático em respeitar a vontade dos membros e também aproveito para agradecer aos meus quatro colegas que disputaram o pleito, por colocarem seus nomes para escolha”, afirmou o novo PGJ.
A posse para o novo mandato ocorrerá no dia 14 de dezembro, Dia do Ministério Público.
Perfil
Luciano Cesar Casaroti é promotor de Justiça no MPTO desde abril de 2010, com atuação nas comarcas de Ananás, Tocantinópolis, Formoso do Araguaia, Alvorada, Arapoema, Itacajá e Xambioá. Atualmente é o titular da Promotoria de Execução Penal de Araguaína.
Foi eleito presidente da A Associação Tocantinense do Ministério Público (ATMP) por três vezes consecutivas (2015/2016; 2017/2018 e 2019/2020) .Também é diretor da Região Norte da Associação Nacional dos Membros do MP (Conamp) na gestão 2020/2022. Foi membro do Conselho Fiscal da mesma instituição no biênio anterior e integrante de diversas comissões e grupos formados pela Administração Superior.
Casaroti também foi membro do conselho editorial da Revista Jurídica do MPTO e é coautor de livros jurídicos pelas editoras Saraiva e Juspodivm. De 2009 a 2010, foi professor na Faculdade Damásio de Jesus no curso preparatório para a OAB da referida faculdade.
É pós-graduado em Direito Público pela Faculdade Damásio de Jesus e está cursando a pós-graduação em Direito Constitucional do LFG.
fotos: Ezequias Araújo