Em Webnário, mulheres debatem a importância de celebrar o dia 08 de março

Imagem

Mais de 30 mulheres entre associadas da Associação Tocantinense do Ministério Público (ATMP) e servidoras do Ministério Público do Estado do Tocantins participaram do Webnário “E nós, mulheres?”, realizado pela ATMP, em parceria com o Centro de Apoio Operacional do Consumidor, da Cidadania, dos Direitos Humanos e da Mulher (CAOCCID), nesta segunda-feira, 08 de março.

O evento aconteceu de forma online e contou com a presença do presidente da ATMP, promotor de justiça Pedro Evandro de Vicente Rufato, que deu as boas-vindas às participantes. “Para mim é muito gratificante ser representante de uma associação de classe com tantas mulheres. Defendo que é inconcebível não admitir a igualdade entre homens e mulheres em todas as esferas. A igualdade é plena, é formal e é material. Parabenizo todas as mulheres pelo seu dia”, afirmou

A coordenadora do CAOCCID e diretora de relações públicas da ATMP, promotora de justiça Isabelle Rocha Valença Figueiredo, enfatizou a importância do Webnário. “Esse evento teve como objetivo nos reunir para discutir temas importantes sobre as nossas vidas, entre eles o que nós, mulheres, queremos e desejamos”, completou a coordenadora.

Representando a Diretoria da Comissão das Mulheres da CONAMP, a promotora de justiça Munique Teixeira Vaz, que também é diretora do Departamento da Mulher da ATMP, relembrou a importância da data. “A data 08 de março é mais do que um dia de parabenizar as mulheres. Isso é necessário, claro. Mas, mais do que isso, a data é um marco para refletir a situação da mulher na sociedade”, afirmou Munique.

A Roda de Conversa, conduzida pela Professora portuguesa Ana Guerreiro, trouxe o tema “Afinal, em 2021, o que querem as Mulheres?”. Ana reforçou o papel da celebração do 08 de março. “Celebrar é um momento político. É chamar para uma falha, alertar para aquilo que se passa da igualdade de gênero, desigualdade de oportunidade. Aí sim faz sentido celebrar este dia”, reforçou a professora.

A especialista em mercado financeiro e investimentos, Camila Guimarães, ministrou a palestra “Mulheres e Investimentos – Por onde Começar, Continuar ou Melhorar” e falou sobre a importância da mulher nesta área. “Saber administrar o dinheiro é importante para a vida de qualquer pessoa. Esse mundo do mercado financeiro ainda é muito machista, mas esse cenário está mudando aos poucos. Não tenham medo, se aventure nos investimentos”, alertou a palestrante.

Ao final do Webnário, foram sorteados brindes entre as participantes como forma de homenagear todas as mulheres.