17/09/2021 11:46:02

Presidente da ATMP participa de reunião da CONAMP

Imagem

O conselho deliberativo da CONAMP realizou, nesta quarta-feira (15), em Brasília, a XVI reunião ordinária do biênio 2020-2022. O presidente da Associação Tocantinense do Ministério Público (ATMP), Pedro Evandro de Vicente Rufato, participou do encontro.

No Dia Internacional da Democracia, o presidente da entidade, Manoel Murrieta, fez menção especial à data durante a abertura. Para ele, os membros do Ministério Público, que receberam a missão constitucional de defender o Estado Democrático de Direito, devem celebrar a data com sentimento de nobreza e orgulho, buscando realizar projetos e ações em favor do bem comum.

Além dos presidentes das afiliadas, também esteve presente a conselheira do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) Ivana Farina; o conselheiro indicado ao Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), Paulo Passos; e o diretor técnico do Sebrae, Bruno Quick.

Na reunião, os integrantes do conselho deliberativo trataram de diversas proposições que tramitam no Congresso Nacional, como o Novo Código Eleitoral, reforma administrativa, alteração da Lei de Improbidade, mudança na composição do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), alteração do Código de Processo Penal, etc.

O presidente da Associação Paranaense do Ministério Público (APMP), André Glitz, foi eleito por aclamação para representar a CONAMP em um grupo de trabalho do CNJ para debater proposta de resolução sobre atividades laborais e egressos do sistema prisional.

Homenagem

Dois ex-presidentes de afiliadas foram homenageados na ocasião: Aureliano Rebouças Júnior (CE) e Marcos Carvalho (PE). Ambos receberam placas pelos trabalhos realizados em prol do Ministério Público.

Também o procurador de Justiça Nedens Ulisses (MG) recebeu saudações especiais e assumiu o cargo de assessor especial da presidência da CONAMP.

Evento

Durante reunião, foi aprovada a realização do XXIV Congresso Nacional do Ministério Público em Fortaleza, Ceará. O evento será organizado pela CONAMP e pela Associação Cearense do Ministério Público (ACMP). A previsão é que o congresso ocorra no 1º semestre de 2022.

De acordo com a organização, a prioridade do evento é garantir a saúde e a segurança dos participantes. Serão adotados todos os protocolos necessários e indispensáveis.

Em breve serão divulgadas mais informações.

CONAMP Cultural

Na oportunidade, foi apresentado ao conselho deliberativo a iniciativa CONAMP Cultural com a participação do produtor Ruy Godinho e do artista Reco do Bandolim. Eles falaram aos presidentes das afiliadas sobre a importância da ação para a cultura brasileira.

O projeto CONAMP Cultural busca difundir a informação que pessoas físicas podem destinar até 6% Imposto de Renda Devido para a área cultural, conforme a Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei 8.313/91). Na etapa atual, há destaque para duas ações culturais: Clube do Choro e a Escola Brasileira de Choro Raphael Rabello. Há duas ações que podem ser incentivadas com o direcionamento do IR: “Complexo Cultural do Choro de Brasília” e “Brasília 60 Anos +1 : Brasil Levanta e Sacode a Poeira”.

Para mais informações, clique aqui e cadastre-se na newsletter mensal.