Procuradores e Promotores de Justiça participam do curso "Estratégias e Segredos do Tribunal do Júri"
Procuradores e Promotores de Justiça do Ministério Público do Tocantins (MPTO) participam, nos dias 03, 04 e 05 de novembro, na sede da Procuradoria-Geral de Justiça, do curso "Estratégias e Segredos do Tribunal do Júri", promovido pelo Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional/Escola Superior do Ministério Público (CESAF/ESMP).
O curso tem duração de 18h e está sendo ministrado pelo Promotor de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul, Eugênio Paes Amorim, detentor de um currículo de mais de 1.200 plenários, com índices de sucesso acima de 95%.
Eugênio Paes Amorim disse que, apesar de extenso, o curso é dinâmico, prático e interativo. Falou ainda que pretende abordar todos os aspectos que envolvem o tema, passando pela forma de se expressar, de se vestir, de se portar, até os detalhes das peças processuais. "Tudo é importante e precisa ser minuciosamente estudado. Todo júri tem uma estratégia, uma peculiaridade. Se você atua numa comarca há muitos anos e é conhecido, a atuação é de um jeito. Se você é novato, recém-chegado a uma cidade do interior, por exemplo, a forma de agir é outra. Por isso falo aqui em estratégias e segredos. São detalhes que, no fim, fazem a diferença”, afirmou Amorim.
A diretora-geral do CESAF/ESMP, Cynthia Assis de Paula, agradeceu o suporte da Procuradoria-Geral de Justiça, que atendeu prontamente o pedido para a realização do curso. “Agradeço esse apoio. É a consolidação do CESAF/ESMP na viabilização desse tipo de projeto. Trata-se de uma proposta pedagógica bem ampla, com objetivo de proporcionar a melhor experiência possível aos nossos membros”, afirmou Cynthia.
“Essa capacitação não poderia vir em melhorar hora, no momento em que estão retornando às sessões plenárias. Muito importante a adesão maciça dos colegas promotores criminais para que possamos discutir temos tão sensíveis à nossa profissão”, afirmou o Promotor de Justiça Rogério Rodrigo Ferreira Mota, coordenador do MPNujuri.
“Quero parabenizar a PGJ, o CESAF, a Corregedoria, o MPNujuri por este evento tão grandioso e importante. Tenho certeza que, ao final do curso, acumularemos um conhecimento muito maior em relação às questões do Tribunal do Júri”, afirmou o presidente da Associação Tocantinense do Ministério Público (ATMP), Pedro Evandro de Vicente Rufato.
O Procurador-Geral de Justiça, Luciano Cesar Casaroti, ressaltou a presença maciça dos membros, falou sobre a importância da qualificação e parabenizou os promotores envolvidos na viabilização do projeto, proposto pelo Núcleo do Tribunal do Júri (MPNujuri).“Hoje é um dia importante para o Ministério Público do Tocantins, um marco. Mais da metade dos membros do Estado estão aqui. Fico muito feliz pela alta adesão que tivemos. Parabéns ao MPNujuri e ao CESAF pela iniciativa. Não fosse a vontade e o empenho de vocês, isso não seria possível”, afirmou.