Associada Vera Nilva é empossada diretora do CESAF/ESMP

O Colégio de Procuradores de Justiça (CPJ) empossou nesta segunda-feira, 06, a Procuradora de Justiça Vera Nilva Álvares Rocha Lira, que é integrante da Associação Tocantinense do Ministério Público (ATMP), como diretora do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional – Escola Superior do Ministério Público (CESAF/ESMP), para o biênio 2023/2025. A eleição aconteceu em novembro de 2022.
Vera Nilva assume o lugar da Promotora de Justiça Cynthia Assis de Paula, que estava à frente do Centro de Estudos desde fevereiro de 2021.
“O CESAF/ESMP é um órgão de extrema importância ao Ministério Público do Tocantins, pois contribui para a disseminação do conhecimento, e a ATMP sempre estará de portas abertas para possíveis parcerias. Parabéns e sucesso nesta nova empreitada”, disse o presidente da ATMP, Pedro Evandro de Vicente Rufato, na solenidade de posse.
Perfil
Vera Nilva Álvares Rocha Lira foi aprovada no 1º concurso para Ingresso na Carreira do Ministério Público do Tocantins, em janeiro de 1990, quando então foi designada para a Promotoria de Justiça de Miracema do Tocantins, onde permaneceu por cerca de 3 anos. Nesse período também foi Promotora de Justiça de Peixe e Pedro Afonso. Removida para Palmas, atuou na Promotoria da Fazenda Pública e em 1997 foi promovida ao cargo de Procuradora de Justiça. Foi Procuradora-Geral de Justiça e Corregedora-Geral do Ministério Público. Teve forte atuação na área da mulher, criando o CAOP da Mulher e também presidindo o Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (CEDIM). Coordenou os Centros Integrados do Ministério Público, órgão que congregava todos os Centros de Apoio e o Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CESAF).