02/04/2024 11:28:21

Cinco novos Promotores de Justiça são empossados no MPTO

Imagem

Nesta segunda-feira, 1º de abril, o Colégio de Procuradores de Justiça do Ministério Público do Tocantins (MPTO) empossou cinco novos promotores de Justiça, aprovados no 10° Concurso para Ingresso na Carreira do MPTO. O presidente da Associação Tocantinense do Ministério Público (ATMP), Pedro Evando de Vicente Rufato, participou da solenidade de posse.

Foram empossados Célio Henrique Souza dos Santos, Jorge José Maria Neto, Lucas Abreu Maciel, Vicente José Tavares Neto e Virginia Lupatini, que permanecerão na condição de promotores de Justiça Substitutos por dois anos, período em que terão seu desempenho avaliado, para fins de vitaliciamento na carreira.

O presidente da Associação Tocantinense do Ministério Público (ATMP), promotor de Justiça Pedro Evandro de Vicente Rufato, parabenizou os novos promotores. “Vocês estão absolutamente legitimados para exercer o cargo de promotor de Justiça pelos anos de dedicação aos estudos. Agora, vocês representam uma conquista também para a sociedade tocantinense que conta com os senhores. Por isso, ouçam os anseios da comunidade e se dediquem a resolver cada conflito que aportar na Promotoria de Justiça”, disse.

Prestigiaram a cerimônia representantes dos poderes Executivo e Judiciário, além de órgãos do Sistema de Justiça, familiares e amigos dos novos promotores de Justiça.

O vice-governador Laurez Moreira participou do evento representando o Governador Wanderlei Barbosa. “O Ministério Público tem um papel muito importante na estruturação do Estado do Tocantins. Temos uma instituição cada vez mais organizada, mais bem estruturada, e, agora, com o ingresso dos novos representantes, temos a certeza de que a cada dia vamos poder contar com um Ministério Público ainda mais atuante”, afirmou Laurez.

 O Procurador-Geral de Justiça, Luciano Casaroti, deu as boas-vindas aos novos integrantes do MPTO e reforçou o papel do promotor de justiça. “A sociedade exige de nós um trabalho proativo, por isso mantenham-se humildes e disponíveis. É pelo cidadão que nós estamos aqui e vamos defender desde a criança ao mais idoso”, aconselhou Luciano Casaroti.

Representando o Colégio de Procuradores, a Procuradora de Justiça Maria Cotinha Bezerra enfatizou a importância da atuação ministerial. “Jamais se esqueçam que o êxito do ofício ministerial exigirá de vós a mesma persistência e comprometimento que os conduziu até este momento, sendo o juramento que ora sacramentam, a vertente a ser incessantemente abraçada, como meio de assegurar a preservação do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis, tão clamados pelo povo brasileiro”, disse.

Para o promotor de Justiça recém-empossado Vicente José Tavares Neto, é um orgulho ingressar no MPTO, instituição reconhecida em todo o país. “Hoje é um dia que aguardo durante anos. A instituição em que ingresso é comprometida com a sociedade e tem uma atuação humana”, disse, ao discursar em nome dos demais colegas empossados.

Com a posse, o Ministério Público do Tocantins conta com um quadro de membros composto por 103 promotores de Justiça e 12 procuradores de Justiça.