14/06/2024 14:22:20

Associadas da ATMP participam do Congresso CONAMP Mulher 2024

Imagem

Nos dias 12 e 13 de junho, em Brasília (DF), aconteceu o II Congresso CONAMP Mulher, com o tema “Democracia sob a perspectiva de gênero”. Integrantes da Associação Tocantinense do Ministério Público (ATMP) estiveram na Capital Federal para participar do evento.

A Diretora do Departamento da Mulher da ATMP, Munique Teixeira Vaz, foi uma das integrantes da mesa que conduziu os debates da palestra “Equidade de gênero no Sistema de Justiça”, ministrada pela Desembargadora do Tribunal Regional Federal (TRF) e integrante do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) Salise Monteiro Sanchotene.

Além da Diretora do Departamento da Mulher da ATMP, a delegação tocantinense foi composta pelas associadas Araína Cesárea Ferreira dos Santos D' Alessandro, que também é Diretora da ATMP, Bartira Silva Quinteiro, Jacqueline Orofino da Silva Zago de Oliveira, Kamilla Naiser Lima Filipowitz, Maria Natal de Carvalho Wanderley e Virgínia Lupatini.

Durante o evento, um dos pontos marcantes foi a palestra inaugural ministrada pela ministra Edilene Lôbo, primeira mulher negra a integrar o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que fez um discurso impactante sobre o protagonismo feminino na política. Durante sua fala, a ministra apresentou dados alarmantes sobre a sub-representação das mulheres, especialmente das mulheres negras, nas estruturas de poder do Brasil.

Outra palestra de destaque foi a de encerramento do Congresso, proferida pela Presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Cármen Lúcia, que falou sobre “Democracia sob perspectiva de gênero”.