Projeto "MP na Vacina" é semifinalista do Prêmio CNMP 2024

A Promotora de Justiça Araína Cesárea Ferreira dos Santos D' Alessandro, Diretora da Associação Tocantinense do Ministério Público (ATMP) e idealizadora do projeto “MP na Vacina”, está entre as finalistas do Prêmio do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) 2024 com a inciativa.
Nesta edição, o prêmio recebeu mais de 420 iniciativas de todo o Brasil e o projeto "MP na Vacina" se destacou entre os 45 finalistas. Na categoria específica em que concorre - fiscalização das políticas e recursos públicos -, o projeto "MP na Vacina" foi selecionado juntamente outros quatro projetos, sendo que três serão premiados.
Prêmio CNMP
A premiação do CNMP tem como objetivo disseminar projetos e programas bem-sucedidos do Ministério Público brasileiro, alinhados ao Plano Estratégico Nacional e que contribuam para a melhoria da eficiência institucional e dos serviços prestados à sociedade.
Projeto “MP na Vacina”
O projeto "MP na Vacina" foi reconhecido por sua importância na promoção da saúde pública e no fortalecimento das campanhas de vacinação, demonstrando o compromisso dos membros do Ministério Público do Tocantins com a defesa dos direitos da população.
É um projeto que prevê um conjunto de ações voltadas a promover o aumento do índice vacinal e, consequentemente, prevenir doenças evitáveis. Entre as ações estão a divulgação de informações a respeito do tema nas principais emissoras de TV e nas redes sociais do Ministério Público do Tocantins (MPTO), bem como a assinatura de acordo de cooperação técnica com as concessionárias de água e energia para repassar ao consumidor informações sobre as vacinas nas faturas.
As ações do “MP na Vacina” também envolvem orientações sobre como os Promotores de Justiça podem atuar, em todas as regiões do Estado, com o objetivo de aumentar a cobertura vacinal.